Karate-Do Shotokan 

Desenvolvido pelo mestre Gishin Funakoshi e trazido para o Brasil pelos Mestres Yasutaka Tanaka e Sadamu Uriu, é uma arte mundialmente conhecida pela objetividade e pela ênfase em conceitos filosóficos, dando suma importância à formação do caráter, e de valores éticos e morais, sendo também esporte de competição de alto nível.

KARATE PARA CRIANÇAS

O ensino responsável das artes marciais, além de benefícios físicos, atua como um forte interventor educativo exercendo papel determinante do desenvolvimento do caráter e da personalidade, consolidando noções de respeito, disciplina e lealdade, tendo ainda efeito direto na auto-estima e no desempenho escolar, social e afetivo.

MAIS QUE ESPORTE, UMA FILOSOFIA DE VIDA

O Caminho das Mãos Vazias é uma arte marcial utilizada em seu país de origem (Japão) como uma filosofia de vida. Praticada há séculos por jovens, adultos e idosos, tornou-se um meio para alcançar equilíbrio físico e mental, vigor e longevidade. No Brasil, na década de 80, já somávamos mais de 140 mil praticantes em todo o país. O Estado do Rio de Janeiro, em especial, era o palco dos maiores atletas do Brasil e do mundo. Hoje, atingimos a marca de 800 mil praticantes e figuramos com destaque em competições nacionais e internacionais.

QUEM É ESSE QUE TANTO CUMPRIMENTAMOS?

Pra começar, acho interessante falarmos um pouco do grande responsável por tudo isso.Gichin Funakoshi, nascido em Shuri - Okinawa, em 1868, criado por seus avós maternos, com quem aprendeu poesias clássicas chinesas. Aos 11 anos de idade iniciou seus treinamentos com os mestres Asato e Itosu, nos sistemas Naha-te (força e contração) e Shuri-te (velocidade e elasticidade) respectivamente.Por volta de 1921, ele fora escolhido para representar a ilha de Okinawa numa exposição de educação promovida pelo governo japonês a ser realizada em Tóquio. Então, aconteceu a primeira demonstarção pública de Okinawa-te na capital japonesa. Logo, Funakoshi codificou as técnicas de luta passando a chamá-las de Karate-Do.Funakoshi sempre enfatizava o desenvolvimento do caráter e da autodisciplina em suas narrações. Assim como um vale vazio pode ecoar o som da voz, do mesmo modo a pessoa que segue o Caminho do Karatê-Dô deve esvaziar-se livrando-se de todo egoísmo e ambição. Tornar-se vazio interiormente, mas reto por fora. Este é o significado verdadeiro de vazio no Karatê-Dô."Mestre Gichin Funakoshi além de Mestre de Karatê era também exímio poeta. Quando escrevia seus poemas assinava-os com o pseudônimo de SHOTO (ondas de pinheiro), pois sua cidade natal era rodeada de pinheiros que se moviam em forma de onda com o bater do vento.

Please reload

A