KARATE INFANTIL 

        Temos milhares de crianças e jovens membros de escolas do ensino fundamental e médio aprendendo os valores do Karatê e sua aplicação na vida cotidiana. Karatê para as crianças não é apenas diversão. Proporciona muitos benefícios importantes para os jovens. Alguns desses benefícios são referidos em japonês como chiiku (desenvolvimento mental), tokuiku (moral) e taiiku (desenvolvimento físico). Estas  três classes de desenvolvimento pessoal encontradas em sistemas educativos tradicionais.

        Em termos de chiiku (desenvolvimento mental), o Karatê ajuda a construir a concentração, o foco, a lucidez e a determinação. O Karate possui fortes benefícios internos também. Ele ajuda a desenvolver paciência, disciplina, perseverança, compreensão e mente aberta. Constrói confiança, desenvolve e aumenta o auto-controle, a calma, a cortesia e a paz  todos os quais irão auxilia-los a cada esforço empreendido na vida. Estas correspondem a tokuiku (moral).

        Evidentemente, karate é bom também para o corpo (taiiku). Fisicamente, é excelente para o coração, desenvolve ossos e músculos mais fortes, cria resistência, e torna o organismo menos sensível à doença e ferimentos.

        Em todas estas formas, karate é profundamente útil aos jovens para lidar com os muitos desafios da sociedade atual. Ele traz equilíbrio e perspectiva muito requisitados nesta fase. Ele proporciona uma base forte para seu praticante.

NOTA: Outras organizações de karate muitas vezes permitem que as crianças com seis ou sete anos de idade iniciem o kumite (luta). Mas, na JKA, para evitar a possibilidade de ferimentos, a luta não é permitida até que a criança atinja dez anos de idade.

Texto extraído da Japan Karate Association - Brasil